A CONSTRUÇÃO DA CARREIRA DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR E OS DESAFIOS NO PROCESSO DE ENSINO

Autores

  • dalma persia nelly alves nunes
  • naiara sousa vilela sousa vilela universidade federal de uberlandia

Palavras-chave:

docência universitária, ensino, socialização profissional

Resumo

A questão da formação de professores, a estrutura do conhecimento pedagógico tem sido temas frequentes nos debates em todo o país. Dessa maneira, tivemos como questionamento: como ocorre o processo de constituição da docência de professores que se encontram em início de carreira na educação superior, na área de Ciências Humanas? Objetivamos investigar como ocorre o processo de constituição da docência no decorrer da formação e da prática dos professores em início de carreira na educação superior. Realizamos uma análise qualitativa de dados, a partir da pesquisa bibliográfica, alem da realização de questionários e entrevistas reflexivas junto aos professores recém concursados de uma Universidade pública da região do Triângulo Mineiro. A pesquisa demonstrou que a constituição da docência relaciona-se às condições objetivas e subjetivas. Assim, configura-se como um desafio à docência universitária a ampliação de estratégias formativas que sejam organizadas de forma sistemática no decorrer da trajetória profissional do professor.

Downloads

Publicado

2012-12-20

Edição

Seção

ARTIGO ACADÊMICO

Como Citar

A CONSTRUÇÃO DA CARREIRA DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR E OS DESAFIOS NO PROCESSO DE ENSINO. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 12, n. 1, p. 112–130, 2012. Disponível em: //www.srvojs.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/410.. Acesso em: 15 ago. 2025.