A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL COMO VIA PARA UMA COMUNIDADE ARQUEOLOGICAMENTE MAIS CONSCIENTE: O CASO DO COMPLEXO MEGALÍTICO DE REGO DA MURTA – PORTUGAL
Palavras-chave:
Educação Patrimonial, Salvaguarda, Arqueologia, Preservação,Resumo
Resumo: O Complexo Megalítico de Rego da Murta, localizado em Alvaiázere, tem sido intervencionado desde há 17 anos, sendo que possuí já 4 sítios musealizados: a Anta I e II e o Menir I e VII de Rego da Murta.
Durante as diferentes intervenções temos vindo, desde há 7 anos, a desenvolver atividades de educação patrimonial direcionadas para a comunidade local, no sentido de criar uma consciência mais cívica e sensível para a proteção e reconhecimento da importância do passado, garantindo, desta forma, uma maior salvaguarda do Património Arqueológico nesta região.
No ano de 2016 foram realizados estudos de investigação em dois sítios arqueológicos: Sítio III e XIII de Rego da Murta. As propostas de mediação educativa foram pensadas e direcionadas para atender uma ampla faixa etária da comunidade. A premissa inicial foi de que os bens patrimoniais, arqueológicos ou não, sofrem com a inconsciência das comunidades locais, em virtude da falta de conhecimento da importância das investigações realizadas e seus resultados. Neste sentido, este artigo pretende apresentar as atividades de educação patrimonial empreendidas aquando da campanha de 2016, no interior do projeto “Memórias, Dinâmicas e Cenários da Pré-história à Época Romana” (PIPA - MEDICE), abordando a consciencialização, valorização e conservação do património arqueológico e suas implicações no desenvolvimento local. A intenção é contribuir para estudos, análises e leituras interdisciplinares sobre estas práticas, bem como explorar a discussão de como os profissionais arqueólogos poderão auxiliar, por esta via, na salvaguarda destes bens, garantindo que os trabalhos arqueológicos possam também ser espaços de aprendizagem e apropriação de conceitos cívicos e comportamentos mais corretos.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
2017-07-13
Edição
Seção
DOSSIÊ PRÁTICA ARQUEOLÓGICA E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
Como Citar
A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL COMO VIA PARA UMA COMUNIDADE ARQUEOLOGICAMENTE MAIS CONSCIENTE: O CASO DO COMPLEXO MEGALÍTICO DE REGO DA MURTA – PORTUGAL. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 17, n. 1, p. 65–87, 2017. Disponível em: //www.srvojs.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/5842.. Acesso em: 15 ago. 2025.