A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL COMO VIA PARA UMA COMUNIDADE ARQUEOLOGICAMENTE MAIS CONSCIENTE: O CASO DO COMPLEXO MEGALÍTICO DE REGO DA MURTA – PORTUGAL

Autores

Palavras-chave:

Educação Patrimonial, Salvaguarda, Arqueologia, Preservação,

Resumo

Resumo: O Complexo Megalítico de Rego da Murta, localizado em Alvaiázere, tem sido intervencionado desde há 17 anos, sendo que possuí já 4 sítios musealizados: a Anta I e II e o Menir I e VII de Rego da Murta.

Durante as diferentes intervenções temos vindo, desde há 7 anos, a desenvolver atividades de educação patrimonial direcionadas para a comunidade local, no sentido de criar uma consciência mais cívica e sensível para a proteção e reconhecimento da importância do passado, garantindo, desta forma, uma maior salvaguarda do Património Arqueológico nesta região.

No ano de 2016 foram realizados estudos de investigação em dois sítios arqueológicos: Sítio III e XIII de Rego da Murta. As propostas de mediação educativa foram pensadas e direcionadas para atender uma ampla faixa etária da comunidade. A premissa inicial foi de que os bens patrimoniais, arqueológicos ou não, sofrem com a inconsciência das comunidades locais, em virtude da falta de conhecimento da importância das investigações realizadas e seus resultados. Neste sentido, este artigo pretende apresentar as atividades de educação patrimonial empreendidas aquando da campanha de 2016, no interior do projeto “Memórias, Dinâmicas e Cenários da Pré-história à Época Romana” (PIPA - MEDICE), abordando a consciencialização, valorização e conservação do património arqueológico e suas implicações no desenvolvimento local. A intenção é contribuir para estudos, análises e leituras interdisciplinares sobre estas práticas, bem como explorar a discussão de como os profissionais arqueólogos poderão auxiliar, por esta via, na salvaguarda destes bens, garantindo que os trabalhos arqueológicos possam também ser espaços de aprendizagem e apropriação de conceitos cívicos e comportamentos mais corretos.

Biografia do Autor

  • Alexandra Águeda FIGUEIREDO, Instituto Politécnico de Tomar, Centro de Geociências

    Especialista em Pré-história e Arqueologia Subaquática.

    É professora no IPT desde 1999 e foi diretora da Unidade Departamental de Arqueologia, Conservação e Restauro e Património até 2016. É também responsável pelo Laboratório de Arqueologia e Conservação do Património Subaquático e colaborador no Laboratório de Investigação Aplicada em Riscos Naturais. Para além da investigação e docência coordena vários cursos de Pós-graduação e Mestrado em Arqueologia e Património Subaquático.

    Ao longo do seu percurso profissional e acadêmico foi responsável por diversos projetos nacionais e internacionais em Arqueologia e Património e é autora de mais de 70 artigos nacionais e internacionais.

     

    Colabora em cursos de doutoramento na Universidade Autónoma de Lisboa e Universidade de Salamanca.

     

    Representante Nacional no grupo 4, do Union de Scienses Pré and Proto-Historiques internacional; Representante Nacional no Computers Applications in Archaeology internacional, responsável pelo grupo CAAPortugal; Representante Intitucional  no Arcland InternacionalAssociation.

     

    Nos termos do nº 11 do artº 8º do Regulamento de Avaliação de Desempenho do Pessoal Docente 
    do Instituto Politécnico de Tomar possui as seguintes avaliações:

     

    09/2003 a 08/2007 – EXCELENTE – 100 pontos

    09/2007 a 08/2010 – EXCELENTE – 100 pontos

    09/2010 a 08/2013 – EXCELENTE – 100 pontos

    09/2013 a 08/2016 – A aguardar avaliação

     

    2016 - Foi uma das 100 mulheres cientistas homenageadas, a convite da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica (Portugal), Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, integrou o fotolivro Mulheres na Ciência e está patente em exposição permanente no Pavilhão do Conhecimento, sendo a única representante da área da Arqueologia na exposição Mulheres Cientistas Portuguesas.

     

    Researcher-ID:  I-2453-2016

    Orcid ID: /0000-0003-3354-0727

    Public key FCT: J092663YFV63

    Facebook: https://www.facebook.com/UDACRP?ref=hl

  • Walderez BEREZOWSKI

    Mestre em Arqueologia, Gestão e Educação Patrimonial
    Instituto Politécnico de Tomar, Tomar, Portugal
    Colaborante no Laboratório de Arqueologia e Conservação do Património Subaquático

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Publicado

2017-07-13

Edição

Seção

DOSSIÊ PRÁTICA ARQUEOLÓGICA E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

Como Citar

A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL COMO VIA PARA UMA COMUNIDADE ARQUEOLOGICAMENTE MAIS CONSCIENTE: O CASO DO COMPLEXO MEGALÍTICO DE REGO DA MURTA – PORTUGAL. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 17, n. 1, p. 65–87, 2017. Disponível em: //www.srvojs.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/5842.. Acesso em: 15 ago. 2025.