O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA NO INTERIOR DO ESTADO DE GOIÁS

Autores

  • Ana Carolina Evangelista de SOUSA Professora da Secretaria da Educação
  • Roseli Araujo BARROS Universidade Estadual de Goiás

Resumo

Este estudo propõe compreender a importância do Estágio Curricular Supervisionado na visão de futuros professores de Matemática, de um curso de Licenciatura em Matemática, em uma instituição pública no interior do estado de Goiás. Para o seu desenvolvimento, optamos por uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória. A recolha de informações e conhecimentos aconteceu por meio de um questionário, com questões abertas, aplicado aos acadêmicos, do referido curso, no final do ano letivo de 2014, quando estes já haviam passado pela experiência do Estágio Supervisionado, totalizando seis acadêmicos. Neste texto, apresentamos uma análise de duas categorias evidenciadas na pesquisa: (i) o papel do Estágio e; (ii) reflexões sobre as atividades de Estágio. Nelas, foi possível perceber que a carga horária atribuída ao Estágio de regência ainda é insuficiente para vislumbrar a realidade do futuro campo de atuação profissional, contudo, evidencia alguns aspectos positivos como a potencialidade dessa formação na constituição de distintas aprendizagens e participação do professor de Estágio. Além disso, aponta a necessidade de que se fortaleça a relação entre universidade e as escolas da educação básica e o entendimento destas, como lócus da formação e construção de saberes.

Biografia do Autor

  • Roseli Araujo BARROS, Universidade Estadual de Goiás

    Graduada em Ciências com Habilitação Plena em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mandaguari/FAFIMAN (1989). Especialista em Fundamentos da Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC/Minas, Belo Horizonte (1996). Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas: Educação Matemática, pela Universidade Federal do Pará/IEMC/UFPA (2005). Doutora em Educação em Ciências e Matemática/PPGECM/IEMC/UFPA. Atualmente é professora efetiva na Universidade Estadual de Goiás/UEG. Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos seguintes temas: Formação de Professores de Matemática e Estágio Investigativo em Matemática.

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Publicado

2019-04-04

Edição

Seção

DOSSIÊ EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Como Citar

O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA NO INTERIOR DO ESTADO DE GOIÁS. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 18, n. 2, p. 34–48, 2019. Disponível em: //www.srvojs.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/7957.. Acesso em: 15 ago. 2025.