O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA NO INTERIOR DO ESTADO DE GOIÁS
Resumo
Este estudo propõe compreender a importância do Estágio Curricular Supervisionado na visão de futuros professores de Matemática, de um curso de Licenciatura em Matemática, em uma instituição pública no interior do estado de Goiás. Para o seu desenvolvimento, optamos por uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória. A recolha de informações e conhecimentos aconteceu por meio de um questionário, com questões abertas, aplicado aos acadêmicos, do referido curso, no final do ano letivo de 2014, quando estes já haviam passado pela experiência do Estágio Supervisionado, totalizando seis acadêmicos. Neste texto, apresentamos uma análise de duas categorias evidenciadas na pesquisa: (i) o papel do Estágio e; (ii) reflexões sobre as atividades de Estágio. Nelas, foi possível perceber que a carga horária atribuída ao Estágio de regência ainda é insuficiente para vislumbrar a realidade do futuro campo de atuação profissional, contudo, evidencia alguns aspectos positivos como a potencialidade dessa formação na constituição de distintas aprendizagens e participação do professor de Estágio. Além disso, aponta a necessidade de que se fortaleça a relação entre universidade e as escolas da educação básica e o entendimento destas, como lócus da formação e construção de saberes.