TÃO LONGE, TÃO PERTO: OS ENTRELACES DA UNIVERSIDADE COM A ESCOLA BÁSICA POR MEIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Autores

  • Claudia do Carmo Rosa Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Ensino. Formação de professores. Estágio Supervisionado.

Resumo

Esse artigo tem o propósito de refletir sobre a formação inicial de professores de Geografia tendo como referenciais teóricos autores que tem contribuindo com suas produções e posicionamentos, como Cavalcanti (2012), Imbernón (2011), Pimenta (2011), Callai (1999) e outros. Em seguida, dá-se um enfoque especial em relação aos entrelaces da universidade com a escola básica na formação profissional, tendo o Estágio Supervisionado como mediador no processo dessa formação e também como intercâmbio entre estas duas instituições de ensino. Por fim, são feitas algumas considerações sobre minha experiência como professora orientadora de estágio e professora regente na escola básica, apresentando um momento ímpar da prática docente onde possibilitou estar em exercício profissional nas duas instituições de ensino. As reflexões a serem apresentadas apontam que as atividades de estágio produzem conhecimento teórico/prático capaz de alimentar os saberes necessários à formação inicial dos professores, tanto quanto podem fundamentar as práticas docentes nas escolas.

Biografia do Autor

  • Claudia do Carmo Rosa, Universidade Estadual de Goiás
    Docente do quadro efetivo da Universidade Estadual de Goiás, na Unidade Universitária da UEG de Porangatu. Área de atuação: Didáticas, Práticas e Estágios em Geografia. Mestranda no Programa de Pós-Graduação do IESA/UFG.

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Publicado

2012-12-20

Edição

Seção

ARTIGO ACADÊMICO

Como Citar

TÃO LONGE, TÃO PERTO: OS ENTRELACES DA UNIVERSIDADE COM A ESCOLA BÁSICA POR MEIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 12, n. 1, p. 166–179, 2012. Disponível em: //www.srvojs.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/875.. Acesso em: 15 ago. 2025.

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