TÃO LONGE, TÃO PERTO: OS ENTRELACES DA UNIVERSIDADE COM A ESCOLA BÁSICA POR MEIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Palavras-chave:
Ensino. Formação de professores. Estágio Supervisionado.Resumo
Esse artigo tem o propósito de refletir sobre a formação inicial de professores de Geografia tendo como referenciais teóricos autores que tem contribuindo com suas produções e posicionamentos, como Cavalcanti (2012), Imbernón (2011), Pimenta (2011), Callai (1999) e outros. Em seguida, dá-se um enfoque especial em relação aos entrelaces da universidade com a escola básica na formação profissional, tendo o Estágio Supervisionado como mediador no processo dessa formação e também como intercâmbio entre estas duas instituições de ensino. Por fim, são feitas algumas considerações sobre minha experiência como professora orientadora de estágio e professora regente na escola básica, apresentando um momento ímpar da prática docente onde possibilitou estar em exercício profissional nas duas instituições de ensino. As reflexões a serem apresentadas apontam que as atividades de estágio produzem conhecimento teórico/prático capaz de alimentar os saberes necessários à formação inicial dos professores, tanto quanto podem fundamentar as práticas docentes nas escolas.